Quando começamos um negócio são tantas as preocupações e colocar tudo em ordem exige esforço, tempo e muita paciência. Até por isso, que muitas vezes o registro da sua marca acaba ficando para um segunda vez. Ou, pior, acaba sendo esquecido.
O problema é que isso pode ser o grande erro de um novo empreendedor. Para te mostrar porque você não deveria ficar sem o registro, vou te contar uma história e apontar os riscos que estará correndo. Confira!
Registro da sua marca? O que acontece se não fizer?
Para começar, vou te contar o caso do Henrique. Ele é um jovem recém-formado que teve uma ótima ideia de negócio. Criou um aplicativo que facilitaria a vida de centenas de pessoas, montou um bom plano de negócios, se tornou um MEI – Microempreendedor Individual e já estava com tudo pronto para começar a divulgar sua empresas (quase tudo). Era sucesso certo.
Mas foi justamente quando começaram a entrar as primeiras receitas do seu aplicativo que Henrique recebeu uma notificação. O nome e marca que eles escolheu para o negócio dele já era uma marca registrada por outra empresa no INPI.
E agora? Bom, não teve jeito para o Henrique.
Ele teve que arcar com os custos para alterar toda a comunicação online e impressa, além de trocar links, recriar suas páginas em redes sociais, que já estavam ganhando seguidores, e teve que refazer até mesmo o seu cartão de visita.
A história do Henrique pode ser uma grande tragédia para empreendedores que estão começando, não é mesmo? O problema é que casos como esses são muito comuns.
No Brasil já aconteceu inclusive em casos famosos, como com a banda de reggae Natiruts, que originalmente foi lançada como Nativus (lembra?). Acontece que já existia uma banda em Santa Catarina com essa marca registrada. E banda de Brasília teve que alterar tudo.
Só esse risco financeiro de arcar com as alterações ao receber uma notificação e entrar em processos judiciais já deveria bastar para você, mas ainda existem outros problemas que você poderá lidar sem o registro da sua marca. Veja:
Sem proteção contra concorrentes e copiadores
A lei é muito clara no Brasil: o dono da marca é aquele que a registra primeiro.
Então, imagine que você já tenha um negócio consolidado, atraindo clientes e com a sua marca sendo reconhecida pelo público. Até que certo dia você se depara com um outro concorrente que está copiando seus produtos ou serviços, cobrando menos e “roubando” seus clientes.
Que sacanagem! É hora de processar, certo? O problema é que eles fizeram o registro da marca e você não. Então, por mais que você tenha raiva, o verdadeiro dono será ele e tudo que construiu ficará de graça nas mãos do concorrente.
Não vale a pena correr esse risco por não se registrar, não é mesmo? Ainda mais hoje que existem diversos serviços que facilitam e barateiam o registro da marca.
Prejudicar a imagem da sua marca
A marca é muitas vezes o maior ativo de um negócio. Afinal, é ela que deverá estar na mente do seu público para ser lembrada, indicada e comprada. Além disso, construir um bom trabalho de divulgação e marketing de branding leva tempo e um certo investimento.
Nesse sentido, não ter o registro da sua marca te colocaria em dois riscos:
- Alguém está copiando sua marca e oferecendo um serviço de pior qualidade: por mais que você tente explicar a diferença, os danos na imagem da sua marca podem ser irreversíveis e sem o registro, juridicamente, você não poderá fazer muita coisa.
- Se alguém entrar com um processo, você terá que recomeçar todo o trabalho de construção da marca. Já imaginou ter que fazer tudo de novo para chegar no patamar em que estava?
Deixar de lucrar ainda mais
Como já falamos, a marca é um dos ativos mais importantes de um negócio e pode ser ela a grande responsável por aumentar seus lucros e atingir públicos em outras localidades.
Isso porque com o registro da marca, você garante o direito exclusivo de uso da mesma, podendo fazer o licenciamento da marca para outras empresas, abrir franquias e cobrar royalties sobre o uso.
Mas só com o registro da marca no INPI é que você poderá abrir essas possibilidades com segurança e garantia do retorno.
Maior dificuldade em atrair investimentos
Quem está começando um negócio sabe da dificuldade que é conseguir dinheiro para fazer tudo começar a rodar, não é mesmo? Muitas vezes a falta desse capital inicial é o que vai decidir o sucesso ou não de um novo negócio.
Melhor do que buscar empréstimos bancários, que vão depender do seu histórico pessoal e podem ter juros mais altos do que a sua previsão de lucro inicial, é procurar investidores para a sua ideia.
Já existem diversas opções para se buscar um investidor para seu negócio. A questão é que, além da busca em si e da necessidade de uma boa apresentação para convencer os investidores, uma exigência em comum será a do registro da sua marca.
Afinal, quem é que vai colocar dinheiro em um negócio sem a garantia da exploração daquela marca?
Seja com apenas um sócio ou investidor anjo ou com grupos especializados nesses investimentos em novas empresas, dificilmente você conseguirá o capital para seu negócio sem o registro da marca.
E aí, vale o risco de não estar registrado?
Como podemos ver, a resposta é fácil: não! Por mais que muitos empreendedores vejam o registro da marca como um processo burocrático e caro, só com ele é que o seu negócio – e os seus lucros – estarão garantidos e seguros.
Além disso, hoje já existem opções de serviços que deixam o processo de registro muito fácil e por preços acessíveis para qualquer tamanho de negócio. E isso tudo de forma online.
Você não vai querer correr esses riscos, vai? Confira nosso Guia Completo para fazer o registro no INPI e deixe seu comentário em caso de dúvidas sobre o registro de marca, logo ou domínio!
