Toda vez que um empreendedor transforma uma ideia em um negócio e lança para o mercado, ele cria uma nova marca. Podendo ser representada por uma figura, uma palavra ou simplesmente um símbolo, a marca tem o objetivo de distinguir o produto ou serviço de outros semelhantes e facilitando a sua identificação pelo consumidor.
Mas assim como nem todas as empresas são iguais, as marcas também possuem suas distinções e classificações. São diversas categorias referentes tanto ao uso quanto a forma de apresentação de uma marca. E você já sabe em quais delas está a sua?
Além de poder melhor classificar o seu negócio em cadastros oficiais ou corporativos, como em instituições financeiras e órgãos reguladores, saber quais são os tipos de marca em que sua empresa se encaixa será fundamental na hora de fazer o registro. Por isso, continue lendo e entenda todos eles!
O que é uma marca e por que registrá-la?
Segundo o Manual de Marcas do INPI, uma marca é “um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”.
Ou seja, a marca é o que vai diferenciar o seu produto ou serviço dos demais. Só isso já demonstra que ela é fundamental para qualquer negócio, mas, em muitos casos, a marca também representa o maior patrimônio de um negócio, superando qualquer tipo de bem físico.
Para entender isso, basta pensar em gigantes como Coca-Cola e Disney perdendo o direito de seus logos, cores e nomes, por exemplo.
Com tanto importância para o negócio, a marca deve estar protegida de copiadores e concorrentes. Afinal, além do risco de prejudicar a imagem do seu produto ou serviço, você pode ter inconvenientes problemas jurídicos. Acontece que a única forma de garantir essa proteção é fazendo o registro da marca!
No Brasil, esse processo de registro de marcas é feito exclusivamente pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que tem suas próprias classificações para facilitar o entendimento de regras, documentações necessárias e processos. Acompanhe!
Tipos de marca, qual é o meu?
A primeira forma de classificação de uma marca é referente ao seu uso, ou melhor à sua natureza. Ou seja, essa “divisão” é feita de acordo com a atuação da empresa representada por determinada marca. Nesse cenário, as opções são: marca de produto ou serviço, podendo ser classificadas ainda como marca coletiva, marca de certificação ou marca de alto renome.
Entenda melhor:
Marca de Produto:
Tudo que é produzido para o mercado é classificado pelo INPI em 34 classes, que vão desde alimentos e móveis, até componentes eletrônicos e substâncias químicas.
Exemplo: NIKE
Marca de Serviço:
O que não é classificado como um produto, já é praticamente um serviço. A listagem do INPI conta com 11 classes, que podem ser serviços de comércio (desde farmácias até e-commerces), empresas de reforma, oficinas mecânicas e muitas outras.
Exemplo: Americanas
Marca Coletiva:
Se um serviço ou mesmo um produto é proveniente de uma entidade coletiva, ele pode ser classificado com uma marca coletiva. É o caso de cooperativas, sindicatos e associações.
Apenas a entidade coletiva é que pode solicitar o registro de uma marca coletiva, podendo definir regras para uso da marca por seus associados ou membros.
Exemplo: Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
Marca de Certificação:
Utilizada para identificar se determinado produto ou serviço está em conformidade com determinadas regras ou especificações técnicas, a marca de certificação é entregue apenas pelo titular da mesma. É o caso de órgãos fiscalizadores ou entidades que queiram comprovar a origem e qualidade de seus produtos.
Exemplo: INMETRO
Marca de alto renome:
Algumas empresas possuem marcas amplamente conhecidas no mercado há bastante tempo, podendo essas se encaixarem na classificação de marcas de alto renome.
Para entrar nessa categoria é preciso atender a critérios específicos e rígidos, mas que garantem uma proteção especial nas 45 classes de produtos e serviços do registro no INPI.
Exemplo: Coca-Cola
As possíveis classificações de uma marca citadas acima são feitas de acordo com o seu uso, mas para fins de registro da marca, você também precisa ter em mente o tipo de apresentação da marca.
Qual o seu tipo de marca para registrar?
O segundo tipo de classificação da marca – fundamental para o registro – se refere a forma como determinada marca será apresentação para o público e para o mercado.
A seguir, vamos entender melhor os tipos de marca, são eles:
Marca Nominativa:
é a marca formada por palavras, neologismos e mesmo da combinações de letras ou números. Geralmente o registro da marca nominativa vem acompanhado do registro também do logo para garantir a melhor proteção.
Existem vários exemplos no mercado como Sony, Vivo e 99.
Marca Figurativa:
também chamada de gráfica, é aquela que é identificada por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, quando não formar uma palavra.
Grandes exemplos de marcas figurativas mundialmente conhecidas são os logos da Nike e da Apple.
Marca Mista:
como o nome sugere, é aquela que combina o uso de imagem e palavra. É um dos tipos de marca registrada mais comuns, já que inclui todo o layout da marca, abrangendo lettering e símbolos diferenciados.
Também não faltam exemplos globais de marcas mistas, como o McDonald’s e a Coca-Cola.
Marca Tridimensional:
ao contrário da marca mista, essa é a opção menos comum entre os registros de marca. Trata-se de uma marca que tenha uma forma específica e conhecida, capaz de distingui-la de outros produtos semelhantes.
É preciso ter um grande diferencial para conseguir esse tipo de registro de marca. Um grande exemplo é o chocolate Toblerone em sua caixa triangular, ou mesmo na embalagem do Yakult.
Esses são os tipos de marca que você precisa conhecer para saber classificar o seu negócio e fazer já o seu registro. Agora que você provavelmente já sabe quais os tipos que sua marca representa, não perde tempo e corre para garantir seus direitos e se livrar dos riscos. Saiba todos os passos para fazer isso aqui!
