Hoje em dia, um dos primeiros passos ao começar um novo negócio é pensar na sua presença online. Afinal, quem não está na web com certeza está perdendo oportunidades e dinheiro.
Nesse sentido, ter um site próprio com domínio registrado é fundamental para ser encontrado, se relacionar com o seu público e, é claro, fazer negócios! Mas como?
Para quem acaba de ter uma ótima ideia de negócio, a criação de um site e o registro do domínio pode parecer algo complicado e burocrático, mas a verdade é que hoje existem diversas opções que facilitam tudo isso e te permitem criar um bom endereço na web em poucos passos.
Nesse artigo, vamos te ajudar a entender a importância e mostrar como fazer para registrar o domínio do seu site. Continue lendo e conheça as melhores opções para garantir a segurança da sua marca também na internet:
O que é um domínio?
O domínio de um site nada mais é do que o endereço que identifica sua marca na internet. É o “nome” do seu site, que pode ser o mesmo nome da marca com o acréscimo de uma extensão. Por exemplo: suamarca.com.br
O domínio escolhido e registrado poderá também ser utilizado nos e-mails profissionais. No exemplo acima, você e os colaboradores da empresa ficariam com endereços como: nome@suamarca.com.br
Além da extensão mais comum, .com.br, existem diversas opções que podem ajudar a especificar ainda mais o seu negócio. Além da já citada, as mais comuns para o uso de pessoas físicas ou jurídicas são:
- .net
- .com
- .org
- .info
- .edu
O domínio de um site está ligado a um endereço de IP (Internet Protocol) fixo, gerado ao escolher o servidor de hospedagem da sua página e que identifica cada computador conectado à internet no mundo.
Como o número de IP seria muito difícil de lembrar e diferenciar os milhares de sites, surgiram os domínios, que permitem a utilização de nomes para a melhor identificação e apelo comercial.
É por isso que a escolha de um domínio próprio precisa ser bem pensada. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. Confira!
Por que registrar o domínio do seu site?
Assim como o registro da sua marca no INPI é fundamental para garantir o uso exclusivo da mesma, o registro do domínio é a única maneira de impedir que outras pessoas ou empresas utilizem o nome da sua marca em um site.
Já pensou se você cria o seu negócio, faz o registro da marca e do logo, mas quando for pensar no site o domínio suamarca.com.br já está registrado? Muitas vezes ter que comprar esse endereço pode sair caro ou ser muito difícil.
Mas a proteção para sua marca não é a única vantagem de registrar um domínio próprio.
Apesar de algumas plataformas – geralmente gratuitas – oferecerem a criação de sites por meio do domínio deles, como nos endereços nome.blogspot.com, ter um bom endereço próprio vai garantir maior visibilidade para seu site e passar uma imagem mais profissional do seu negócio.
Veja mais vantagens de ter o domínio registrado
-
Marketing
Ter um domínio simples, curto e com o nome da sua marca é a maneira mais efetiva de divulgar o seu site.
Além de facilitar o memorização do público em um endereço fácil, com o domínio registrado você poderá escolher a extensão que melhor represente a sua empresa. Se for um médico, pode escolher med.com, por exemplo.
-
Profissionalismo
Como já falamos acima, ter um domínio independente de qualquer plataforma deixa o seu site com uma imagem mais profissional. Assim, você ainda impede que sejam divulgados anúncios indesejados dentro do seu site e oferece uma experiência melhor aos seus clientes.
Além disso, como também já citamos, o domínio registrado permite o uso de e-mails profissionais com o endereço do site.
-
Apareça nas pesquisas
O mecanismo de busca do Google dá preferência aos sites com domínios próprios nos resultados. O que quer dizer que o seu domínio registrado terá mais chances de aparecer nas primeiras páginas.
Além disso, muitas pessoas fazem buscas diretas com o nome da sua marca ao invés de digitar o endereço completo no navegador. Se você não estiver registrado para aparecer nos resultados, certamente seu concorrente estará.
Depois de conhecer os benefícios do registro de um domínio, você já deve estar convencido e agora só resta saber como, não é mesmo? Calma que essa hora chegou!
Como fazer o registro de domínio?
Como pudemos perceber até agora, a escolha do nome do seu site é fundamental. Por isso, o processo de registro começa justamente com a análise das alternativas para a sua marca.
A dica aqui é listar o máximo de alternativas relacionadas ao seu negócio para fazer a pesquisa de disponibilidade e escolher a melhor – ou melhores opções.
Com o nome desejado em mente, você terá algumas opções para fazer o registro do domínio. Confira:
-
Opção 1 – Já fazer o registro do domínio juntamente com o registro da marca
Para evitar o risco de já ter um domínio registrado com o nome da sua marca, o ideal é já garanti-lo assim que registrar a sua marca.
Apesar de se tratarem de processos separados, existem empresas que fazem todos esses serviços de uma só vez, garantindo toda segurança para sua marca e de forma totalmente online e desburocratizada. É o caso da REGISTRE AQUI, por exemplo.
-
Opção 2 – Fazer o registro de domínio .br
Para registrar um domínio com final “.br”, você deverá acessar o site Registro.br para verificar se o endereço está disponível.
Se estiver disponível, você escolhe a extensão, cria uma conta no mesmo site e já começa o cadastro do seu domínio. O sistema solicitará informações pessoais, além de dados da sua empresa e o DNS do servidor de hospedagem do seu site.
Depois disso, basta realizar o pagamento anual para ter o direito de uso exclusivo do seu domínio pelo período.
-
Opção 3 – Fazer o registro do domínio no serviço de hospedagem
Se você quiser registrar um domínio sem o final “.br” e com facilidade, uma boa opção é escolher um serviço de hospedagem que já realize esse serviço.
O que não faltam são boas opções no mercado, que oferecem diversos planos e serviços, garantindo além da criação do site, um domínio próprio já registrado. São os casos de HostGator, GoDaddy, Locaweb e outras tantas.
A maioria dessas plataformas já realizam a análise de viabilidade do nome escolhido, bastando que você faça o cadastrado e o pagamento do melhor plano para suas necessidades.
Agora que já conheceu as possibilidades e a importância de registrar o seu domínio, vale a pena entender também porque não vale a pena correr os riscos de não ter a sua marca registrada. Dá uma lida nesse artigo aqui e deixe seu comentário!
