Depois de criar um logotipo, devo registrar? Entenda tudo!

O logotipo é um dos elementos mais importantes para qualquer empresa. Afinal, esse símbolo (ou conjunto de símbolos) é o que representará sua identidade visual e deverá comunicar todos os aspectos e valores da sua marca. Além, é claro, de ter a missão de chamar a atenção dos clientes.

 

É por isso que nem sempre é fácil acertar na criação de um logo que seja ao mesmo tempo, eficiente em transmitir a mensagem que você deseja, e ainda tenha fácil aplicação em todos os ambientes da sua estratégia de comunicação, seja ele online ou offline.

 

Com tanta complexidade para se chegar ao logotipo ideal para o seu negócio, você não vai correr o risco de perdê-lo ou ser obrigado a trocá-lo durante a divulgação, não é mesmo? É por isso que logo após criar um logotipo, você deve fazer o registro o quanto antes.

 

Mas como? Devo registrar no INPI ou apenas garantir o direito autoral da criação? A gente explica tudo neste artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas!

 

Por que criar um bom logotipo?

 

Como já adiantamos, um bom logotipo é fundamental para a comunicação da sua marca com o seu público. É esse conjunto de símbolos, elementos e cores que identificará seu produto ou empresa e terá a missão de se manter na mente dos clientes.

 

Basta pensar em Coca-Cola que já vem o logo deles na cabeça, certo? Ou, melhor, quem é que não identifica a marca ao ver um M grande em amarelo? Aposto que acertou.

 

Dificilmente aquele “sobrinho” que cobra barato dará conta da criação de um logo profissional e baseado em técnicas e estudos de design, por isso, a ajuda de um profissional especialista é fundamental. Na criação, ele deverá levar em conta aspectos como:

  • Perfil do público: para quem estou falando? quais os gostos e preferências do cliente que quero atingir?

  • Perfil da empresa: quem está falando? Quais os valores quero transmitir ao cliente?

  • Aplicação do Marketing: pouco adianta criar um logo que representa sua marca se ele não for aplicável na sua comunicação. Elementos muito complexos, grandes ou com excesso de cores e detalhes dificultam muito o trabalho da divulgação.

  • Renovação: há casos em que a troca do logotipo é fundamental para a renovação de uma marca, atingindo novos públicos. Para isso, é preciso avaliar os aspectos dessa mudança.

Agora que já sabemos da importância de investir na criação de um logotipo de qualidade, vamos mostrar como garantir o uso exclusivo e os seus direitos sobre ele.

 

Registro de logotipo ou direito autoral?

 

Quando falamos de uma criação artística, como é o caso de um logo, é comum surgirem dúvidas sobres os direitos e garantias de uso do que foi criado. Por isso, vale a pena uma breve explicação das diferenças entre o registro de marca e os direitos autorais.

 

Direito autoral:

 

Também chamado de copyright, é utilizado normalmente por designers e artistas para proteger e garantir os direitos sobre um trabalho. Segundo a legislação brasileira, basta ter uma Prova de Anterioridade para comprovar o direito autoral ao seu autor. Essa “prova” ser desde o arquivo original com data até a publicação em portfólio digital do autor. Porém, há serviços que ajudam a garantir o registro das provas de anterioridade.

 

Mas isso quer dizer que o designer contratado para criar meu logo, terá o direito sobre ele? Não. É importante que fique claro que os direitos autorais se dividem em Direitos Morais – referente ao AUTOR ser sempre citado e reconhecido como o criador – e Direitos Patrimoniais – que garantem os direitos de uso e comercialização do TITULAR, podendo ser concedidos para a empresa contratante.

 

Os direitos de copyright nas criações artísticas são válidos em muitos países e protegem de plágios mesmo em casos de segmentos diferentes. Porém, apenas o direito autoral não vai garantir a total proteção para o uso do logotipo e da marca no seu negócio. Além de não garantir a proteção quanto ao fonema – ou seja, o seu “nome”, provas de anterioridade podem ser contestadas e os processos podem ser exaustantes para a empresa.

 

Registro de logotipo:

 

Ao fazer o registro de uma marca no INPI, o empreendedor está garantindo os direitos de uso sobre todos os elementos da marca como: fonema (nome) e identidade visual, que inclui o logotipo da empresa ou de seus produtos e serviços.

 

Além disso, com a marca registrada, você fica protegido juridicamente contra copiadores e em casos de uso indevido do seu logotipo. Sendo assim, com o registro sua empresa garante total segurança para o marketing, fazendo a divulgação e apresentação da sua marca ao público.

 

Com o registro da marca e logotipo, seu negócio está investindo em um importante patrimônio do negócio. Basta se lembrar das grandes marcas já citadas aqui para entender a importância comercial e de branding que um logo representa.

 

Mas então como fazer o registro do logotipo?

 

No Brasil o registro de marcas é feito exclusivamente pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) que garante o uso da mesma em seu ramo de atividade por 10 anos a contar da data de concessão e podendo ser renovado por mais 10.

 

O processo de registro envolve algumas etapas, como:

 

  • Escolha do tipo de marca;
  • busca sobre possibilidades de marcas já existentes;
  • cadastro no INPI;
  • pagamento das taxas;
  • preenchimento de formulário;
  • apresentação de documentos;
  • avaliação do INPI;
  • resultado da concessão é publicado.

 

Confira todos os passos para registro da marca aqui!

 

O processo todo pode levar alguns meses e o acompanhamento adequado é fundamental. Para isso, você pode contar com o auxílio de empresas especializadas que garantam a agilidade e os processos corretos para evitar erros e negativas no INPI. A REGISTRE AQUI, por exemplo, tem um plano de assinatura que já garante o registro do logotipo.

 

Apesar de parecer muito complexo, o registro de marca não é complicado e é, sem dúvidas, a melhor maneira de garantir a segurança da sua marca e do seu negócio.

 

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário que teremos prazer em respondê-las!

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